sábado, 4 de outubro de 2008

Outubro é o mês das festas em Santa Catarina




As festas em comemoração as tradições dos colonos europeus(alemães, italianos, açorianos, austríacos, poloneses, entre outros) de Santa Catarina preservam a cultura desses povos no estado e atraem cada vez mais turistas de todas as partes do Brasil e do exterior, com sua alegria , as danças, as musicas tipicas, e a gastronomia.

As festas logo irão começar, a primeira será a Fenaostra, em Florianópolis. A festa, em sua 10ª edição, vai de 7 a 12 de outubro. Durante a festa, gastronomia local, mais de 50 atrações culturais, incluindo três shows nacionais, concursos, seminário e exposições.


Em seguida, vem a Schützenfest, de Jaraguá do Sul. A festa vai do dia 8 a 12 de outubro. A festa resgata a tradição dos atiradores cuja origem remonta à idade média na Alemanha, com competições esportivas do tiro-rei e tiro-rainha. Também, muita comida, chope, cachaça, desfiles alegóricos e grandes bailes animados por bandas tipicas alegram a festa.

A maior festa típica do país, a Oktoberfest de Blumenau , vai de 9 a 26 de outubro. Carros alegóricos floridos desfilam pelo centro da cidade. Grupos de música nacionais e internacionais aquecem as noites da Festa, regada a muito chopp gelado. Famosa nacional e internacionalmente, a festa recebe milhares de turistas do Brasil e do Exterior.

De 9 a 19 de outubro , Brusque e Itajaí que estarão em Festa. Brusque, com o Fenarreco, maior festival gastronômico das festas de outubro em Santa Catarina. A Festa foi criada em 1986 para divulgar um prato típico alemão - o ente mit rotkohl - ou marreco com repolho roxo. Além do prato típico, muito chope, música e dança até altas horas da madrugada garantem a diversão dos visitantes. E Itajaí, com a Marejada, também conhecida como Festa Portuguesa e do Pescado, tem na gastronomia sua principal atração com bacalhau e frutos do mar. Além disso apresenta shows típicos portugueses, feira de produtos artesanais e apresentação de folclore açoriano. É a maior festa portuguesa do país.

De 9 a 12 de outubro, Timbó realiza a Festa do Imigrante.
Comida típica alemã e italiana, chope, vinho colonial, desfiles alegóricos e grupos folclóricos são as principais atrações da festa.

De 10 a 19 de outubro, é a vez de Treze Tilias fazer a festa com a Tirolerfest. A festa retrata na música, na gastronomia, nas esculturas em madeira e arquitetura da cidade a tradição dos imigrantes austriacos. Durante a Tirolerfest são servidos pratos típicos, como o goulach( molho de carne), o scheiterhaufen(torta de maçã), e o spätzel(mini nhoque com queijo). Grupos vem da Áustria, todos os anos, para se juntar aos locais e animar mais a festa. Todos os anos grupos vindos da Áustria se juntam aos grupos locais para animar mais ainda a festa.

Em Rio do Sul, acontece a Kegelfest, de 10 a 14 de outubro. Kegelfest, Festa Nacional do Bolão com uma competição germânica semelhante à bocha dos italianos. Também gastronomia alemã, concurso de tomadores de chope-no-pino, bailes diários animados por valsas, polcas e marchinhas.

Do dia 11 ao 26 de outubro , Itapiranga realiza sua Oktoberfest ( 11 e 26 de outubro de 2008 -Linha Becker- / 17,18 e 19 de outubro de 2008 -Cidade de Itapiranga).


Dias 18 e 19 de outubro , Rio Negrinho realiza a Oberlandfest. Tradicionalmente alemã, a Oberlandfest apresenta muitas atrações típicas, como o concurso de Tiro ao Alvo , chope em dúzia, concurso de Serrador e outras.

Musikfest, festa que acontece em São Bento do Sul, entre os dias 17 a 19 de outubro, mistura as diversas etnias da cidade(alemã, italiana, austríaca, polonesa e tcheca). Pratos típicos, grupos folclóricos, desfiles alegóricos, animados bailes , espetáculos culturais e o curioso concurso de 'tomadores de chope na bola' animam a festa.















Nenhum comentário: