O dia em que comemoramos o Folclore no Brasil já passou, dia 22 de agosto. Mas pensando num tema para postar no blog me veio a memória que há um tempo vi no youtube um vídeo sobre o tema e não resisti.
Folclore é algo completamente lúdico pra mim, como pra muitos, tem gosto de infância: as brincadeiras de roda, as cantigas de ninar do tempo da bisavó, o medo do boitatá, brincar de pular de uma perna só igual o saci, e por aí vai..., são tantas as lendas, varia da imaginação do povo de região pra região. Claro que algumas dessas, como o saci-pererê, e muitas outras, estão presentes até hoje, no país inteiro.
FOLCLORE- simplificando trata-se do conjunto de lendas e mitos que povoam o imaginario das pessoas por gerações, com o intuito de ensinar ou assustar as pessoas. Boitatá, Boto, Saci-Pererê, são algumas lendas do nosso Folclore. Seus criadores são moradores geralmente do interior do Brasil, mas muitas das histórias deram origem à festas populares por todo o pais.
Com as festas vieram também as danças, as principais são: Samba de Roda, Maracatu, Baião, Frevo, Catira, Quadrilha, cada uma representando a cultura local de uma região. Através desses festejos a cultura é passada entre gerações tornando possivel sua continuidade.
Segue o vídeio abaixo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário